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12 dicas para ter uma coluna mais saudável

Apesar de parecem inofensivos, há hábitos diários que podem fazer mal à coluna e provocar lesões graves e dolorosas. Em Portugal, a dor de costas é já a principal causa de dor que, quando intensa e repetitiva, tem um impacto avassalador na qualidade de vida. Por isso, é necessário adoptar rotinas diárias que promovam uma boa qualidade da coluna. Conheças as principais dicas para ter uma coluna mais saudável.

As melhores dicas para uma coluna mais saudável

1. Evite manter a mesma posição (de pé/sentado), durante períodos superiores a 45 minutos, pois a melhor postura é a mobilidade constante;

2. Tire momentos para relaxar, porque controlar o stress e a ansiedade ajuda no controlo da dor;

3. Evite expor as costas a temperaturas frias, como por exemplo ar condicionado, pois pode induzir tensão muscular e consequente dor;

4. Pratique exercício físico adequado às suas necessidades;

5. Na presença de dor na coluna, é benéfico realizar atividade física como por exemplo caminhar;

6. Os discos que existem na nossa coluna são maioritariamente constituídos por água, por isso, deve manter uma boa hidratação do corpo;

7. Deve adotar medidas profiláticas para evitar a dor da coluna. Assim, deves consultar um profissional especializado para o efeito, e não esperar pelo aparecimento da dor para iniciar algum tipo de tratamento;

8. Ao elevar um peso acima da altura da cabeça, deve distribuir o peso pelas duas pernas e subir uma escada ou um banco para colocar na prateleira. Por outro lado, se levantar um peso do chão, deve baixar-se, dobrando os joelhos até baixo, sem curvar a coluna. Ao levantar-se deve fazer força nos músculos das pernas, porque são mais fortes do que os da coluna;

9. Para calçar os sapatos, não incline o corpo até o chão. Sente-se e traga o pé até o joelho, ou dobre os joelhos;

10. Caso necessite de trabalhar sentado durante longos períodos de tempo, alterne a cadeira por uma bola grande, para que possa movimentar-se com alguma frequência em cima da bola;

11. No caso de trabalhar com computador, deve colocar o ecrã de modo a que os cantos superiores fiquem à altura do olhar horizontal e o queixo paralelo ao chão;

12. Para ler, escrever e/ou trabalhar em aparelhos eletrónicos, evite estar muito tempo com a cabeça para baixo. Coloque o queixo para dentro e assim conseguirá ativar os músculos profundos da cervical e suportar durante mais tempo a posição.

Redigido pela nossa Equipa de Fisioterapia

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