12 dicas para uma coluna mais saudável - ROPE - Reabilitação e Otimização de Performance
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12 dicas para uma coluna mais saudável

12 dicas para uma coluna mais saudável

1. A melhor postura é a mobilidade constante. Evite manter a mesma posição

(de pé/sentado) durante períodos superiores a 45 minutos;

2. Tire momentos para relaxar;

Controlar o stress e a ansiedade ajuda no controlo da dor;

3. Evite expor as costas a temperaturas frias, como por exemplo ar condicionado,

pois pode induzir tensão muscular e consequente dor;

4. Pratique exercício físico adequado às suas necessidades;

5. Na presença de dor na coluna, é benéfico realizar atividade física como caminhar;

6. Os discos que existem na nossa coluna são maioritariamente constituídos por água, por isso, deve manter uma boa hidratação do corpo;

7. Deve adotar medidas profiláticas para evitar a dor da coluna, consultando

um profissional especializado para o efeito, e não esperar pelo aparecimento

da dor para iniciar algum tipo de tratamento;

8. Ao elevar um peso acima da altura da cabeça, deve distribuir o peso pelas duas pernas e subir uma escada ou um banco para colocar na prateleira. Ao levantar

um peso do chão deve baixar-se, dobrando os joelhos até baixo, sem curvar

a coluna. Ao levantar-se deve fazer força nos músculos das pernas,

que são mais fortes do que os da coluna;

9. Para calçar os sapatos, não incline o corpo até o chão.

Sente-se e traga o pé até o joelho, ou dobre os joelhos;

10. Caso necessite de trabalhar sentado durante longos períodos de tempo,

alterne a cadeira por uma bola grande, para que possa movimentar-se

com alguma frequência em cima da bola;

11. No caso de trabalhar com computador, deve colocar o ecrã de modo a que

os cantos superiores fiquem à altura do olhar horizontal e o queixo paralelo

ao chão;

12. Para ler, escrever e/ou trabalhar em aparelhos eletrónicos, evite estar muito tempo com a cabeça para baixo. Coloque o queixo para dentro e assim conseguirá ativar os músculos profundos da cervical e suportar durante mais tempo a posição.

Equipa de Fisioterapia

 

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