Atividade Física na Gravidez – terceiro trimestre - ROPE - Reabilitação e Otimização de Performance
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Atividade Física na Gravidez – terceiro trimestre

Atividade Física na Gravidez – terceiro trimestre

Chegando à reta final da gravidez, a rotina de exercícios diários pode e deve ser mantida, destacando novamente a importância da atividade física no terceiro trimestre de gravidez.

Em artigos anteriores já falamos sobre a importância da atividade física no primeiro e segundo trimestres, apresentando alguns exemplos de exercícios que podem ser realizados, desde que tenha autorização médica para a prática de atividade física durante a gestação.

Devido ao aumento do tamanho do bebé e da barriga, a prática de atividade física torna-se mais desafiante.

Nesta fase da gravidez é comum sentir uma maior dificuldade em manter o equilíbrio. A cada semana que passa o centro de gravidade desloca-se para a frente, aumentando o risco de desequilíbrios e quedas.

A intensidade e a duração das sessões de exercício devem ser reduzidas.

No decorrer da gravidez, com o aumento do volume sanguíneo e do débito cardíaco, são sentidas algumas diminuições na capacidade de trabalho que implicam adaptações nas sessões de treino e nas rotinas diárias da grávida.

Os exercícios de reforço pélvico e do core devem ser mantidos.

Exercícios como agachamento, pranchas adaptadas, de reforço do pavimento pélvico e core e de mobilização da pélvis são importantes rotinas para manter nesta fase de gestação.

Esta é uma fase mais sensível para a grávida e há alguns sinais a ter em atenção aquando da realização de alguma atividade física durante este período, são eles: hemorragia vaginal, dispneia (dificuldade em respirar), tonturas, dor no peito ou rotura das membranas.

Esperamos com esta informação ter ajudado a desmistificar alguns mitos e a informar e motivar futuras mães a manterem a sua prática de atividade física diária, desde que devidamente aconselhadas e orientadas.14

Em caso de necessidade, disponham do serviço de treino individualizado ROPE – Reabilitação e Otimização de Performance.

Diogo Ferraz
Preparador Físico ROPE®
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