Exercício Físico e Osteoartrite
ROPE

ROPE

A importância do exercício físico na osteoartrite

Vários estudos têm sido realizados de forma a sensibilizar a população para a importância do exercício físico em casos de osteoartrite. Mas, primeiro, é preciso compreender o que é esta doença e quais os sintomas associada a ela.

A osteoartrite é uma doença crónica das articulações que, geralmente, afeta as articulações do joelho, anca e mão. As pessoas com osteoartrite apresentam sintomas como:

  • Dor;
  • Dificuldade em realizar atividades da vida diária;
  • Problemas de sono;
  • Fadiga.

Verificam-se também limitações físicas como por exemplo:

  • Rigidez articular;
  • Fraqueza muscular;
  • Proprioceção alterada;
  • Equilíbrio reduzido;
  • Anormalidades da marcha.

Além destes sintomas, surgem, por vezes, problemas psicológicos, como por exemplo depressão e ansiedade.

A importância do exercício físico na osteoartrite

Diversos estudos têm sido realizados de forma a sensibilizar a população para a importância do exercício físico em casos de osteoartrite. Assim, o exercício físico é universalmente recomendado pelas diretrizes clínicas, independentemente da idade do paciente, articulação envolvida, gravidade do exame radiográfico, intensidade da dor, níveis funcionais e comorbidades (associação de uma ou mais doenças na mesma pessoa).

Contudo, a prescrição de exercício físico deve ser individual, com base nos resultados da avaliação do paciente, e envolver uma tomada de decisão compartilhada entre o paciente e o profissional de saúde.

Dos estudos realizados até ao momento, a maioria centra-se nos efeitos do exercício na osteoartrite do joelho, existindo menos estudos para articulações como a anca e a mão.

Atualmente, portanto, existe evidência científica suficiente a suportar os benefícios do exercício físico na osteoartrite do joelho, nomeadamente na diminuição da dor, melhoria da rigidez articular, aumento da força muscular e melhoria da qualidade de vida.

Em relação à osteoartrite da anca, é necessário a realização de mais estudos. Contudo, os existentes demonstram resultados pouco significativos na diminuição da dor, verificando-se apenas uma melhoria na condição física geral. Já nos estudos realizados para a osteoartrite da mão não se verificam resultados significativos, sendo necessário mais pesquisas nesta população.

Assim sendo, verifica-se que os maiores benefícios do exercício físico, em casos de osteoartrite, estão relacionados com a articulação do joelho.

Exercícios recomendados para a osteoartrite

As diretrizes clínicas indicam exercícios de fortalecimento muscular, mobilidade articular (alongamento), condicionamento cardiovascular (ciclismo, caminhadas), exercícios neuromusculares e treino de equilíbrio.

É importante ressaltar que, embora a magnitude dos benefícios do tratamento por exercício físico possa ser considerada pequena a moderada, quando esses benefícios são comparados ao tratamento com analgésicos e anti-inflamatórios para a dor, em pacientes com osteoartrite, verifica-se que o resultado é semelhante, existindo ainda a vantagem do exercício físico não causar efeitos colaterais ao contrário do tratamento medicamentoso.

Resultados de uma revisão sistemática recente apoiam uma intervenção combinada de fortalecimento muscular, flexibilidade e exercícios aeróbicos para melhorar a função de pacientes com osteoartrite. Em relação ao fortalecimento muscular, estudos defendem que, em pacientes com osteoartrite do joelho, o fortalecimento deve ser realizado nos principais grupos musculares dos membros inferiores, nomeadamente no glúteo máximo, quadricípite, isquiotibial e tricípite sural.

O exercício aeróbico é benéfico para melhorar a dor e a função física. Assim, combinado à restrição alimentar, o exercício aeróbico pode, ainda, auxiliar na perda de peso em pacientes que têm sobrepeso/obesidade. Este tipo de exercício tem também demonstrado ter efeitos positivos sobre condições psicológicas como sintomas depressivos, que são comuns em pessoas com osteoartrite.

Os exercícios de alongamento e flexibilidade são uma estratégia lógica de exercício para manter ou aumentar as amplitudes de movimento, uma vez que a amplitude articular reduzida é comum na osteoartrite.

Em conclusão: pessoas com osteoartrite devem ser incentivadas a aumentar os níveis de atividade física. Contudo, costumam surgir muitas barreiras por parte do paciente, relatando a presença de dor durante o exercício, falta de tempo para a realização do mesmo ou falta de motivação. Nesses casos, cabe ao profissional de saúde quebrar estas barreiras e educar o paciente para a realização de exercício físico.

Pedro Bessa, Fisioterapeuta

Outros artigos:

Exercício físico e o cérebro

9 parâmetros que podemos avaliar na consulta da coluna

Exercícios para fortalecer e relaxar os pés sem sair de casa

Partilhar este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

MARCAR SESSÃO

Respondemos a qualquer dúvida ou questão que possas ter.

RECEBE TODAS AS NOSSAS NOVIDADES!

SÊ O PRIMEIRO SABER: