Exercício na Gravidez
ROPE

ROPE

Exercício na Gravidez: terceiro e último trimestre

No terceiro trimestre, a rotina de exercícios diários poderás e deverás manter, destacando-se novamente a importância do exercício na gravidez na sua reta final.

Em artigos anteriores, já falamos sobre a importância da atividade física no primeiro e segundo trimestres. Apresentamos, assim, alguns exemplos de exercícios a realizar, desde que tenha autorização médica para a prática de atividade física durante a gestação.

Devido ao aumento do tamanho do bebé e da barriga, a prática de exercício na gravidez, durante o terceiro trimestre, torna-se mais desafiante.

Sendo assim, nesta fase da gravidez, é comum sentir uma maior dificuldade em manter o equilíbrio. Porque, a cada semana que passa, o centro de gravidade desloca-se para a frente, aumentando o risco de desequilíbrios e quedas.

Por isso, a intensidade e a duração das sessões de exercício deverão reduzir-se.

Exercícios na Gravidez no terceiro semestre

No decorrer da gravidez, com o aumento do volume sanguíneo e do débito cardíaco, sentem-se algumas diminuições na capacidade de trabalho. Tal implica adaptações nas sessões de treino e nas rotinas diárias da grávida.

Os exercícios de reforço pélvico e do core são para manter.

Exercícios como, por exemplo, agachamento, pranchas adaptadas, reforço do pavimento pélvico e core e mobilização da pélvis são importantes rotinas a manter, nesta fase da gestação.

Esta é uma fase mais sensível para a grávida e há alguns sinais a ter em atenção aquando da realização de alguma atividade física durante este período. São eles: hemorragia vaginal, dispneia (dificuldade em respirar), tonturas, dor no peito ou rotura das membranas.

Esperamos com esta informação ter ajudado a desmistificar alguns mitos e a informar e motivar futuras mães a manterem a sua prática de atividade física diária, desde que devidamente aconselhadas e orientadas.

Em caso de necessidade, disponham do serviço de treino individualizado ROPE – Reabilitação e Otimização de Performance.

Diogo Ferraz, Preparador Físico

Partilhar este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

MARCAR SESSÃO

Respondemos a qualquer dúvida ou questão que possas ter.

RECEBE TODAS AS NOSSAS NOVIDADES!

SÊ O PRIMEIRO SABER: