FAQ'S

Encontra a resposta às tuas dúvidas nas nossas FAQ’s.

360 EVALUATION

É uma avaliação completa do perfil físico de cada pessoa ou atleta, com o objetivo de reajustar o processo de treino, bem como avaliar e controlar o treino. É realizada consoante a prática desportiva e objetivos, por testes específicos de desempenho.

As avaliações disponíveis são direcionadas a diferentes modalidades desportivas: futebol, basquetebol, ciclismo, corrida e polo aquático. Existe, também, uma avaliação dirigida à análise do estado físico e de saúde.

Esta avaliação pode ser ainda complementada com a realização de análises clínicas e estudos genéticos para uma análise mais aprofundada.

A avaliação é indicada para atletas, profissionais ou amadores, e pessoas que procurem perceber a sua condição física, estado de saúde e composição corporal.

É também adequada a equipas, profissionais ou amadoras, que queiram ter uma análise mais pormenorizada do grupo e de cada atleta.

É realizada por uma equipa interdisciplinar e especializada de preparadores físicos, treinadores e fisioterapeutas.

A 360 Evaluation pode ter a duração de uma a duas horas, dependendo do tipo da avaliação realizada e da complexidade da mesma.

No fim da avaliação, tens acesso aos resultados através de um resumo apenas com dados avaliativos. Podes, ainda, pedir um relatório escrito detalhado e explicativo. No final da avaliação, o profissional irá também esclarecer-te alguns aspetos e dados.

Este relatório tem um custo de 30 euros e é enviado, por email, no prazo de 8 dias.

O 360 Evaluation é necessário para identificar melhorias, perceber se o tratamento/treino está a resultar e criar uma cultura de controlo dos processos inerentes à nossa saúde, bem-estar, treino e/ou performance.

Não. São realizados apenas os testes específicos e direcionados ao(s) objetivo(s) do atleta e da modalidade praticada.

Sim, a 360 Evaluation é também indicada para equipas e grupos. Neste caso, os testes realizados são ajustados às necessidades da equipa e é feita uma análise do grupo e de cada atleta.

PODOLOGIA

A Podologia é a ciência que avalia o estado geral da saúde dos pés e a sua influência no organismo.

As principais modalidades da Podologia no ROPE são: a quiropodologia, a estudo biomecânico, a ortopodologia (fabrico de palmilhas, máscaras de proteção, formas para chuteiras, proteções faciais, caneleiras e talas de imobilização) e a Podologia Infantil.

A consulta de podologia destina-se à população em geral, desde crianças a idosos, a atletas profissionais e amadores.

Conteúdo a mostrar/esconder

A Quiropodologia é a área da Podologia que inspeciona, diagnostica e trata problemas dérmicos e ungueais tais como verrugas, micoses, calosidades, úlceras, feridas, deformidades dos dedos e joanetes, unhas encravadas e esporão do calcâneo.

Conteúdo a mostrar/esconder

Os pés das crianças estão em constante evolução e é importante acompanhar esse desenvolvimento com a realização de avaliações periódicas. Com um diagnóstico e tratamento precoces, os problemas dos pés e da marcha podem ser resolvidos com tratamentos simples, exercícios adaptados e palmilhas personalizadas, garantindo uma evolução mais adequada a cada criança.

Sim. É realizada uma intervenção específica e eficaz para tratar o pé diabético e todas as complicações associadas, como as úlceras.

Esta consulta deve ser realizada, preferencialmente, a cada 6 meses, e irá garantir a deteção de qualquer alteração inicial antes que esta se converta numa manifestação potencialmente perigosa.

O tempo de duração varia de acordo com o tipo de consulta. Assim, o Estudo Biomecânico tem a duração de, aproximadamente, 80 minutos. Já a consulta de Quiropodologia tem a duração de, aproximadamente, 40 minutos.

A consulta é realizada por uma equipa de podologistas especializada e com formação específica na avaliação e estudo mecânico, fabrico de palmilhas e tratamento clínico.

Os pés são a base e o suporte de todo o nosso corpo e a zona onde é mais propícia a proliferação de fungos. Por isso, os cuidados principais devem começar logo com a higiene: lavar bem todo o pé, inclusive entre os dedos, depois secá-lo convenientemente, também entre os dedos, e hidratá-los com um creme para o efeito.

MASSAGEM DESPORTIVA

A Massagem Desportiva consiste na manipulação manual, de forma criteriosa, dos músculos, tendões e ligamentos. O seu principal objetivo é oferecer benefícios terapêuticos antes e depois da prática desportiva.

A sessão tem a duração de, aproximadamente, 60 minutos.

Esta massagem é indicada para atletas profissionais e amadores e para todas as pessoas que pratiquem ou não uma atividade física, queiram tratar contraturas ou aliviar a tensão muscular provocada por determinadas posições do dia-a-dia.

Potencia a recuperação muscular após a atividade física ou desportiva

Reduz e previne lesões

Melhora a circulação sanguínea

Tonifica o tecido muscular

Elimina toxinas

Sim. A Massagem Desportiva pré-desportiva contribui para a diminuição da tensão muscular, aumenta a resposta dos músculos a serem utilizados na atividade física, previne lesões e ajuda a criar uma atitude mais positiva e confiante.

A Massagem Desportiva pós-desportiva ajuda na recuperação muscular, removendo as contraturas provocadas pela atividade física, o CO2 (dióxido de carbono) e o ácido láctico que ficam no organismo. Além disso, reduz a tensão muscular e devolve a flexibilidade ao músculo.

Sim. A Massagem Desportiva é também para pessoas que queiram tratar contraturas, aliviar a tensão muscular e sentir um maior conforto no dia a dia.

PSICOLOGIA E COACHING

A consulta de Psicologia intervém na preparação psicológica e mental dos atletas para o momento desportivo, mediante a elaboração de um plano de tratamento personalizado.

Esta consulta de psicologia combina um vasto conjunto de metodologias cientificamente comprovadas, selecionadas de forma personalizada e individualizada, que são aplicadas de forma direcionada à situação de cada atleta.

A consulta é dedicada a todos aquele que estão ligados à prática desportiva, sejam profissionais ou amadores.

A sessão tem a duração de, aproximadamente, 60 minutos.

O tempo entre as consultas é variável, dependendo da situação e/objetivo de cada pessoa. No entanto, numa primeira fase, será aconselhado que faças uma consulta por semana.

Sim. O psicólogo está ética e deontologicamente obrigado a manter o sigilo.

NUTRIÇÃO

A consulta de Nutrição no Desporto é uma resposta às necessidades de prescrição alimentar de todos os praticantes desportivos que pretendam melhorar o rendimento e a recuperação do exercício físico, recorrendo a estratégias nutricionais bem escolhidas e individualmente planeadas.

Na minha primeira consulta, é realizada um rigoroso diagnóstico inicial, com o levantamento do histórico clínico e alimentar e a análise da composição corporal através da metodologia de bioimpedância. Tal dá dados como a percentagem de gordura, músculo e água do corpo. São mensuradas as pregas cutâneas, em diferentes zonas do corpo, uma técnica precisa usada na avaliação da massa gorda e realizada a pesagem.

O plano alimentar é definido, tendo em conta todos os dados recolhidos.

A primeira consulta dura, aproximadamente, 60 a 90 minutos e as seguintes entre 30 a 60 minutos.

As consultas de nutrição destinam-se a atletas de alto rendimento desportivo e amadores, com objetivos específicos relativos ao planeamento de provas e recuperação de lesões, e pessoas que pretendem perder peso ou aumentar massa muscular.

Normalmente, as consultas realizam-se uma vez por mês.

Sim. Na primeira consulta é realizada uma avaliação e definido o plano alimentar, tendo em conta todo o histórico clínico, medicação, patologias, pesagem, medição e análise da composição corporal, prática de exercício físico, incluindo métodos e preferências alimentares.

Sim, o plano alimentar e o acompanhamento são totalmente personalizados e exclusivos, tendo em conta os teus objetivos, composição corporal, rotinas alimentares e prática de exercício físico, sem recurso a dietas padronizadas ou restrições severas. No acompanhamento são, ainda, realizados os ajustes necessários, face à evolução e dificuldades sentidas.

A duração do tratamento depende dos objetivos, mas poderá ir desde 1 a 2 meses até ao acompanhamento integral em uma ou várias épocas desportivas.

Sim. As consultas de nutrição são dirigidas a todos os atletas: profissionais, de alto rendimento desportivo, federados e amadores.

Sim. Há um aconselhamento personalizado do(s) suplemento(s) adequados ao teu caso, que constará do plano alimentar.

PILATES

O Pilates clínico é uma forma terapêutica, que consiste num conjunto de exercícios, realizados no solo ou em aparelhos específicos, direcionada para a reabilitação e atividade física.

Estão disponíveis aulas de Pilates de solo ou de aparelhos. Ambas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.

As sessões são realizadas por uma equipa interdisciplinar constituída por fisioterapeutas e professores de educação física com formação específica no método de Pilates clínico

A aula dura cerca de, aproximadamente, 50 minutos.

As sessões de Pilates são indicadas para todos aqueles que desejem ter uma atividade física de baixo impacto que não prejudique a saúde e para quem tem dores, lesões ou alterações posturais e procurem reeducar, reequilibrar e reforçar o seu corpo, tendo em vista o seu bem-estar global.

Melhora a postura corporal, o equilíbrio e a coordenação.

Proporciona elasticidade, força e flexibilidade.

Define e tonifica o corpo.

Previne e reabilita lesões, dores lombares e atrofias musculares.

Reforça os músculos abdominais.

Alivia o stress e ansiedade, e provoca uma sensação de calma e bem-estar.

Na primeira sessão de Pilates, é realizada uma avaliação individual e cuidada, de modo a ser obtida a máxima informação possível acerca do estado de saúde e objetivos de cada um. Após esta avaliação, há uma aula de iniciação, onde aprendes os princípios do Pilates.

Algo com que te sintas confortável, como uma T-shirt com leggings, calças de treino ou calções.

Não. Também existe a possibilidade de fazer aulas individuais.

Deves consultar o teu médico antes de fazer qualquer exercício. No entanto, o Pilates é adequado para mulheres grávidas, a partir do primeiro trimestre, uma vez que este é um exercício de baixo impacto. Nas nossas aulas, também adaptamos os exercícios para atender às necessidades individuais de cada grávida.

Sim, podes fazer a aula de Pilates. Os exercícios são adaptados às tuas necessidades.

O Pilates Kids pode ser iniciado por crianças a partir dos 4 anos.

A aula de Pilates Kids tem a duração de, aproximadamente, 40 minutos.

MEDICINA DESPORTIVA

A medicina desportiva é uma especialidade médica que tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação de lesões, contribuindo para a otimização do rendimento desportivo.

Esta consulta é dirigida a atletas amadores e profissionais que precisem de alguma intervenção para a prática desportiva.

A consulta de Medicina Desportiva permite um seguimento e tratamento mais eficazes das patologias associadas à prática desportiva e necessidades de cada atleta, em estreita colaboração com outras especialidades, como a fisiatria, medicina da dor e medicina regenerativa.

A consulta é realizada por um médico especializado em medicina física e de reabilitação, e medicina desportiva. Sempre que seja necessário e dependendo da patologia apresentada, uma equipa interdisciplinar e experiente, constituída por enfermeiros, fisioterapeutas e preparadores físicos, é envolvida no plano de tratamento.

A consulta dura, em média, 30 minutos, dependendo da intervenção realizada.

CONSULTA DA DOR

É uma consulta médica vocacionada para todas as situações da dor, desde quadros de dor aguda a quadros de dor crónica, com o objetivo de controlar e minimizar o sofrimento e diminuir o seu impacto na qualidade de vida de cada pessoa.

A Consulta da Dor é dirigida a adolescente e adultos que tenham dor crónica.

A Consulta da Dor permite um seguimento e tratamento mais completos e adequados a cada caso, em estreita colaboração com outras especialidades, como a fisiatria, medicina da dor e medicina regenerativa, para minimizar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida do utente.

A consulta é realizada por um médico especializado em medicina física e de reabilitação, e medicina da dor. Sempre que seja necessário e dependendo da patologia apresentada, uma equipa interdisciplinar e experiente, constituída por enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos, é envolvida no plano de tratamento.

A consulta dura, em média, 30 minutos, dependendo da intervenção realizada.

O psicólogo tem um papel importante ao ajudar o utente a adaptar-se à sua situação de forma mais tranquila. São também desenvolvidas estratégias com o utente para ultrapassar os problemas, dificuldades e sentimentos negativos causados pela dor.

CONSULTA DA COLUNA

A Consulta da Coluna é uma abordagem terapêutica exclusiva e não cirúrgica que engloba a prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias associadas à coluna e às suas estruturas.

Com recurso a técnicas e tecnologias mais avançadas, utilizadas de forma integrada, e a uma abordagem multidisciplinar, procuramos eliminar a dor de forma rápida e eficaz, com o objetivo de melhorar a saúde geral da coluna vertebral.

É indicada para todas as pessoas que apresentem disfunções e dores associadas à coluna vertebral e que querem recuperar o seu bem-estar.

É realizada por uma equipa interdisciplinar e especializada de fisioterapeutas, num trabalho conjunto com um médico especialista em Medicina Física e de Reabilitação e Medicina da Dor.

A consulta tem a duração de, aproximadamente, 60 minutos.

FISIOTERAPIA / OSTEAPATIA

É uma abordagem terapêutica avançada, prestada a todas as pessoas, de forma a desenvolver e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.

É indicada para todas as pessoas, com patologias do foro musculoesquelético e/ou com necessidade de recuperar e reabilitar lesões.

A consulta é realizada por uma equipa interdisciplinar e especializada de fisioterapeutas, que trabalha de forma integrada com um médico fisiatra, sempre que seja necessário e dependendo da patologia apresentada.

A consulta tem a duração de, aproximadamente, 60 minutos.

Não. Para uma maior comodidade, deve apresentar-se com roupa prática e confortável.

Sim. O nosso serviço de fisioterapia/osteopatia pode ser desenvolvido no domicílio da pessoa, mantendo um serviço personalizado e de qualidade. Realizamos um trabalho adaptado às necessidades específicas de cada pessoa para que a recuperação seja o mais breve possível, no ambiente e conforto da sua casa.

O serviço de Fisioterapia não tem acordos com qualquer entidade. Assim, o utente efetua o pagamento integral das sessões, devendo, após os tratamentos, apresentar toda a documentação (documentação médica, plano de tratamentos, recibos) necessária à entidade responsável para solicitar o reembolso. Toda a informação aqui.

ANÁLISES CLÍICAS

Sim, fazemos análises sanguíneas, exsudado, urina e fezes.

As análises são realizadas através de colheita, com recurso a técnicas diferenciadoras e quase sem dor.

A indicação para realizar as análises pode ser solicitada por qualquer profissional ROPE. A colheita é realizada por enfermeiros.

Terças e quintas-feiras, das 7h30 às 10h.

A duração da colheita demora cerca de 10 minutos.

É, apenas, solicitada por algum profissional ROPE e existe para poder despistar alguma suspeita relacionada com a área desportiva

O tempo necessário para os resultados de análises estarem prontos depende das análises realizadas.

No dia em que é feita a colheita, podes escolher se queres levantar os resultados presencialmente ou recebê-los por email.

Dispomos de acordo com todas as seguradoras e SNS (P1’s).

REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA

A Reabilitação Neurológica é uma abordagem terapêutica que se ocupa das limitações de movimentos decorrentes de doenças que afetam o sistema nervoso. Trata-se de um conjunto de tratamentos e técnicas fisioterapêuticas, que têm como objetivo a recuperação funcional das pessoas afetadas por doenças neurológicas

É indicada a todas as pessoas com disfunções do sistema neurológico, que querem recuperar a funcionalidade, o movimento e, consequentemente, a sua qualidade de vida.

A consulta é realizada por uma equipa interdisciplinar de fisioterapeutas especializados em reabilitação neurológica.

A consulta tem a duração de, aproximadamente, 60 minutos.

CONSULTA DE CORREÇÃO POSTURAL

A Consulta de Correção Postural recorre ao exercício clínico e a uma intervenção baseada no conceito de RPG (Reeducação Postural Global), com o objetivo de devolver o equilíbrio postural.

A agitação, o stress e a adoção de comportamentos e posições erradas no dia-a-dia resultam, muitas vezes, em posturas inadequadas e, consequentemente, no aparecimento da dor. Torna-se relevante atuar e sensibilizar a população para a adoção de posturas corretas e adequadas.

É indicada a todas as pessoas com disfunções do sistema musculoesquelético, que têm dores, que querem corrigir a postura do seu corpo, procuram o equilíbrio e a harmonia postural, e desejem recuperar o conforto e bem-estar.

A consulta é realizada por uma equipa interdisciplinar de fisioterapeutas especializados.

A consulta tem a duração de, aproximadamente, 60 minutos.

MARCAR SESSÃO

Respondemos a qualquer dúvida ou questão que possas ter.

RECEBE TODAS AS NOSSAS NOVIDADES!

SÊ O PRIMEIRO SABER: