Micose das unhas
ROPE

ROPE

Onicomicose: o que é a micose das unhas, sintomas e como tratar

A micose das unhas, também designada por onicomicose, é uma doença comum que afeta 5 a 30% da população mundial. A unha é contaminada por fungos que causam alteração da coloração e espessura da unha.

Causas da micose das unhas

Diferentes tipos de fungo causam a infeção da unha. Os dermatófitos, por exemplo, são os fungos mais comuns responsáveis por causar a doença. Por outro lado, há outros fungos mais associados a infecção ungueal.

Os fungos estão presentes em qualquer lugar do ambiente e da nossa vida no quotidiano. E, por isso, todas as pessoas possuem risco de ter infeção por fungos. No entanto, os locais mais frequentes para contrair este tipo de infeção são: piscinas, ginásios, balneários e centros de pedicure. Sapatos apertados e traumas constantes nas unhas também podem levar à infeção.

Apesar de ser mais comum nas unhas dos pés, as unhas das mãos também podem apresentar a infeção. As unhas dos pés são mais afetadas devido, por exemplo, ao uso constante de sapatilhas e sapatos. Trata-se de um local quente, húmido e escuro, favorecendo a propagação dos fungos. Geralmente, a unha do primeiro dedo do pé é a primeira afetada.

Sinais e sintomas da micose das unhas

Numa fase inicial, a doença é silenciosa e pode não apresentar sintomas dolorosos. No entanto, os sintomas mais frequentes nas unhas são:

  • Alteração da cor: esbranquiçada, escurecimento, amarelada e, até, esverdeada;
  • Unhas espessadas – grossas, difíceis de cortar -, deformadas e descoladas do leito ungueal;
  • Manchas ou linhas brancas na superfície;
  • Unhas frágeis e quebradiças ou com aparência diferente do usual.

Tratamentos da micose das unhas

As opções atuais para os tratamentos das unhas são: medicação oral, tópica e a laserterapia.

Um dos tratamentos mais convencionais é a medicação tópica como vernizes, soluções aquosas ou gotas; outro exemplo é a medicação oral. No entanto, esta apresenta, frequentemente, contraindicações e efeitos secundários. Além disso, em muitos casos, o tratamento falha. E, por isso, alguns pacientes não podem usar a medicação oral.

Um tratamento moderno, mais eficaz e rápido é a Laserterapia. Isto porque o tratamento a Laser é efetivo em eliminar o fungo da unha, pois estes são sensíveis ao calor. Assim, a destruição do fungo é mais rápida e efetiva. Consequentemente, há um maior êxito na cura da doença. Esta é uma opção mais saudável, pois a unha é preservada e não removida.

O Laser Nd YAG, por exemplo, é seguro e efetivo no tratamento da infeção. O pigmento do fungo absorve a luz do laser, que passa pela lâmina ungueal e pelo tecido adjacente. Isso leva a um aquecimento, que elimina ou danifica o organismo do fungo.

O podologista, antes do tratamento, avalia as unhas. E, durante a aplicação, pode ocorrer uma sensação de aquecimento e uma ligeira picada, que dura poucos segundos. Após a aplicação do laser, as unhas podem ficar quentes por alguns minutos, mas podes voltar às tuas atividades imediatamente. Como as unhas dos pés crescem lentamente, a melhoria total da unha acontece em cerca de 4 meses. No entanto, o número de sessões depende de cada caso.

O tratamento com Laser também fortalece as unhas. A nossa experiência clínica, no ROPE, tem mostrado que a aplicação do Laser, em unhas das mãos e dos pés, mesmo sem micose, torna-as menos frágeis e quebradiças.

Conclusão…

A Laserterapia apresenta benefícios no tratamento da micose das unhas. Porém, os benefícios e as contraindicações de cada tratamento devem ser sempre avaliados. Por isso, é importante conversares com o teu podologista para perceber qual a melhor indicação para o teu caso.

Emília Ribeiro, Podologista

Outros artigos:

Exercício físico e o cérebro

9 parâmetros que podemos avaliar na consulta da coluna

Exercícios para fortalecer e relaxar os pés sem sair de casa

Partilhar este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

MARCAR SESSÃO

Respondemos a qualquer dúvida ou questão que possas ter.

RECEBE TODAS AS NOSSAS NOVIDADES!

SÊ O PRIMEIRO SABER: