Pilates Basquetebol
ROPE

ROPE

O Pilates potencia as capacidades exigidas no basquetebol?

O basquetebol é um desporto de alto impacto que envolve atividades como saltar, mudar de direção, correr e rodar sobre o próprio corpo. Para além disso, implica diversas variações na intensidade de jogo e bastante contacto físico entre jogadores. Por isso, são muitos os benefícios que a prática de Pilates proporciona atletas de basquetebol, quer para diminuição do risco de lesão, quer para aumento da performance.

Lesões mais comuns no Basquetebol

As lesões comummente observadas na modalidade ocorrem quer por esforço repetitivo, como acontece, por exemplo, no caso das tendinopatias, quer de forma traumática como, por exemplo, numa entorse dos ligamentos. Por outro lado, as lesões mais comuns verificam-se durante a competição – seja a jogar a nível profissional ou recreativo -, sendo mais frequentes nos membros inferiores, nomeadamente no tornozelo – a entorse da tibiotársica.

Pilates e o Basquetebol

Assim, o basquetebol exige, não só, resistência, força, potência e coordenação, mas, também, mobilidade, controlo e equilíbrio. Por sua vez, o Pilates potencia todos estes aspetos, principalmente, a resistência muscular, a mobilidade e o controlo.

Tendo como princípios fundamentais a respiração, a concentração, o controlo, o centro de estabilidade ou a manutenção da estabilidade da coluna (centro/core), a precisão e a fluidez de movimento, a sua prática regular desenvolve a consciência corporal, permitindo a cada praticante conhecer o seu corpo e a controlar o movimento dos seus diferentes segmentos. Desta forma, o Pilates assume-se como uma mais valia para o atleta de basquetebol.

Carolina Tam, Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates

Outros artigos:

Exercício físico e o cérebro

9 parâmetros que podemos avaliar na consulta da coluna

Exercícios para fortalecer e relaxar os pés sem sair de casa

Partilhar este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

MARCAR SESSÃO

Respondemos a qualquer dúvida ou questão que possas ter.

RECEBE TODAS AS NOSSAS NOVIDADES!

SÊ O PRIMEIRO SABER: