Pilates para crianças
ROPE

ROPE

Pilates para crianças: vamos “brincar” ao Pilates?

Somos diariamente confrontados com o termo “má postura” associado, muitas vezes, às horas seguidas de posturas incorretas mantidas em contexto laboral. Mas e no caso das crianças? Podemos trabalhar nas gerações mais novas a consciência de uma “boa postura” e prevenir futuras lesões? Perante uma disfunção ou lesão, será o Pilates para crianças uma alternativa à tão aconselhada natação?

O sedentarismo, o stress, a falta de atenção e a sobrecarga física e emocional associam-se, cada vez mais, às faixas etárias mais jovens. Isto também porque as crianças absorvem, disfarçadamente, o ritmo alucinante dos adultos. Além disso, refugiam-se, horas a fio, nas novas tecnologias, descuidando, assim, a prática essencial de exercício físico diário.

Desde a infância à adolescência, ocorrem as mais importantes transformações do corpo humano e o crescimento acontece de uma forma bastante acelerada, moldando uma identidade.

Torna-se, portanto, fulcral incentivar a prática de exercício clínico nas crianças. Esta é uma forma de potenciar as suas habilidades motoras, promover a sua higiene postural, prevenir futuras lesões e dores de crescimento e combater o sedentarismo, obesidade e excesso de peso. Além disso, também melhora, de uma forma geral, a sua capacidade de aprendizagem e concentração.

Pilates para crianças: em que pode ajudar a prática de Pilates Clínico nas gerações mais novas?

O Pilates pode ser uma ferramenta de auxílio importante para corrigir os maus hábitos posturais, causados pelo peso da mochila, pela forma relaxada e incorreta de estar em frente à TV, computador, “tablet” e telemóvel, e sentado na cadeira da escola.

A orientação das aulas baseia-se num trabalho de equilíbrio, coordenação, flexibilidade, higiene postural, memória e atenção, integrando todo o profissionalismo numa brincadeira contagiante. A prática de Pilates Clínico visa respeitar os limites e as necessidades de cada criança, não só a título individual, mas como membro integrante de uma equipa ou de um grupo. E, claro, proporcionar momentos divertidos!

Está provado clínica e cientificamente que o método de Pilates ajuda no desempenho escolar de cada criança e adolescente, pois promove o equilíbrio a todos os níveis (físico, cognitivo e emocional).

Vamos observar as nossas crianças, analisar a sua postura e educar o seu movimento!

Redigido pela nossa equipa de Fisioterapeutas

Partilhar este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

MARCAR SESSÃO

Respondemos a qualquer dúvida ou questão que possas ter.

RECEBE TODAS AS NOSSAS NOVIDADES!

SÊ O PRIMEIRO SABER: