ROPE Queima Gorduras
ROPE

ROPE

ROPE Queima Gorduras: sinta-se bem no corpo em que vive!

O ROPE Queima Gorduras trata-se de um programa multidisciplinar onde se inclui o exercício físico, a nutrição e a psicologia motivacional/coaching. A combinação destas três áreas de conhecimento permite, assim, obter resultados muito positivos no que toca ao emagrecimento de forma saudável e ao incentivo à prática de exercício.

Exercício Físico

O plano de exercício físico desenvolve-se em duas fases, ao longo de 10 semanas. Assim, na primeira fase (duas a três semanas) decorre a avaliação de várias componentes físicas, nomeadamente postura corporal, aptidão cardiorrespiratória, resistência muscular e coordenação. Neste período é, também, aprimorada a execução técnica de exercícios que constituem alguns movimentos básicos realizados diariamente pelo cidadão comum como, por exemplo, o agachamento, o levantamento do peso, o puxar e o empurrar. Além disso, a execução correta destes exercícios será muito importante numa fase posterior, aquando da introdução de exercícios mais complexos que requerem um maior controlo motor.

Posteriormente, a fase com maior impacto ao nível da composição corporal é conseguida através do método de treino HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade). Este treino consiste em exercícios aeróbios realizados a alta intensidade num curto período de tempo, intervalados com momentos de descanso). Promove, assim, uma maior queima calórica e consequente perda de massa gorda.

Para além dos benefícios que o exercício físico proporciona ao nível da composição corporal, existem outros benefícios para a saúde. Alguns exemplos são:

  • Melhoria da função cardiorrespiratória;
  • Aumento da massa óssea e/ou prevenção da sua perda;
  • Aumento da força muscular;
  • Melhoria da função imunitária.

Além disso, promove o aumento da autoestima e melhoria dos estados de depressão e ansiedade.

Nutrição

Ao nível nutricional, procura-se, numa fase inicial, caraterizar o historial clínico, composição corporal, hábitos alimentares e o comportamento alimentar motivado por fatores emocionais. Sendo assim, todo o acompanhamento realiza-se tendo por base os pressupostos da entrevista motivacional. Cada paciente tem acesso a prescrição alimentar individualizada, com uma restrição energética moderada e ajustada às suas preferências alimentares. Semanalmente, os participantes são reavaliados quanto à composição corporal e adesão à prescrição alimentar e, quando necessário, são realizados os devidos ajustes ao plano inicial.

Psicologia e Coaching

A vertente psicológica motivacional e coaching assume o importante papel de aprimorar a relação entre os pensamentos, as emoções e os comportamentos. Pretende-se que, desta forma, consiga uma melhoria em termos de bem-estar pessoal global, ou seja, bem-estar físico e psicológico. Três dos principais fatores a conquistar serão a resiliência, a auto motivação e a motivação do próximo. Neste programa, a linha de intervenção visa compreender a personalidade de cada um e perceber a forma como reagem a diferentes estímulos (internos ou externos), para, mediante isso, se definir uma estratégia que sirva da melhor forma os objetivos de cada um.

Equipa Multidisciplinar ROPE Queima Gorduras

Partilhar este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Disfunção Vestibular

Disfunção Vestibular

Antes de compreendermos o que é uma disfunção vestibular e como se manifesta, é necessário esclarecer o que é o sistema vestibular. Assim sendo, o

Ler mais »

MARCAR SESSÃO

Respondemos a qualquer dúvida ou questão que possas ter.

RECEBE TODAS AS NOSSAS NOVIDADES!

SÊ O PRIMEIRO SABER: