Vamos “brincar” ao Pilates? – Pilates Clínico para crianças - ROPE - Reabilitação e Otimização de Performance
716
post-template-default,single,single-post,postid-716,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.6,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.1,vc_responsive

Vamos “brincar” ao Pilates? – Pilates Clínico para crianças

Vamos “brincar” ao Pilates? – Pilates Clínico para crianças

Somos diariamente confrontados com o termo “má postura”, associado, muitas vezes, às horas seguidas de posturas incorretas mantidas, nomeadamente, em contexto laboral. Mas, e as crianças? Podemos trabalhar nas gerações mais novas a consciência de uma “boa postura” e prevenir futuras lesões? Perante uma disfunção/lesão numa criança, será o Pilates Clínico uma alternativa à tão aconselhada natação?

O sedentarismo, o stress, a falta de atenção e a sobrecarga física e emocional são conceitos cada vez mais associados às faixas etárias mais jovens. As crianças absorvem muito disfarçadamente o ritmo alucinante dos adultos e refugiam-se, horas a fio, nas novas tecnologias, descuidando-se a prática essencial de exercício físico diário.

Desde a infância à adolescência, ocorrem as mais importantes transformações do corpo humano e o crescimento acontece de uma forma bastante acelerada, moldando uma identidade.

Torna-se, portanto, fulcral, incentivar a prática de exercício clínico nas crianças, no sentido de potenciar as suas habilidades motoras, promover a sua higiene postural, prevenir futuras lesões/dores de crescimento, combater o sedentarismo, obesidade e excesso de peso, bem como melhorar, de uma forma geral, a sua capacidade de aprendizagem e concentração.
O Pilates pode ser uma ferramenta de auxílio importantíssima para corrigir os maus hábitos posturais, causados pelo peso da mochila, pela forma relaxada e incorreta de estar em frente à TV, computador, tablet e/ou telemóvel, e sentado na cadeira da escola.

A orientação das aulas baseia-se num trabalho de equilíbrio, coordenação, flexibilidade, higiene postural, memória, atenção, entre outros, integrando todo o profissionalismo numa brincadeira contagiante.
A prática de Pilates Clínico visa respeitar os limites e as necessidades de cada criança, não só a título individual mas como membro integrante de uma equipa, de um grupo… e claro, proporcionar momentos divertidos!

Está provado clínica e cientificamente que o Método de Pilates ajuda no desempenho escolar de cada criança e adolescente pois promove o equilíbrio a todos os níveis (físico, cognitivo e emocional).

Vamos observar as nossas crianças, analisar a sua postura e educar o seu movimento!

No Comments

Post A Comment